segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cominho e carne quente


Dia desses, entrei em um café e pedi um sanduíche. Veio acompanhado de uma pequena tigela com o molho barbecue da casa. Assim que a primeira porção do molho entrou em contato com o recheio de carne quente, fui atingida por um celestial aroma de axilas masculinas.
Em vez do enjoativo cheiro de catchup defumado dos molhos barbecue tradicionais, aquele exalava um aroma animal – quase afrodisíaco.
Não era nada semelhante à sensação de estar entalada dentro de um ônibus na hora do rush. Parecia mais que eu tinha acabado de trepar loucamente e, necessitada de fôlego, descansasse a cabeça na parte interna dos braços do amado. Ali onde a pele é mais fina e sensível. Onde o conjunto de braço, axila e lateral do torso formam um continuum de pele pronta a ser eriçada com as unhas em alguns momentos – mas que também serve tão perfeitamente de travesseiro em outros.
Voltei a me concentrar no cheiro. Aos poucos, identifiquei tomates frescos caramelizados em panela de fundo grosso, fogo alto e atenção concentrada. E, em seguida, cominho.
O cominho (não confunda com a alcaravia, ou kümmel) é um dos ingredientes que compõem o curry indiano. Tem um aroma profundamente sensual e, dependendo da combinação com outros ingredientes, pode evocar momentos olfativos sublimes, como o suor de um corpo limpo e esforçado.
Desconfio que o poder daquele molho vinha da combinação desse condimento mágico com os tomates e a carne vermelha – ambos alimentos com forte sabor unami, o encanto protéico que quase ninguém consegue definir, mas deixa nossas papilas em festa.
Ando aperfeiçoando minha própria receita – assim como tento apurar meu olfato para perceber todas as nuances que um corpo apaixonado é capaz de produzir. Preciso de mais alguns dias à beira do fogão – e outros tantos nos braços de Fugu. Mas assim que chegar perto do resultado que procuro, prometo escrever a receita. A do molho, porque o perfume do corpo dos amantes nunca tem composição definida. E vem daí seu encanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário